segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jogando farofa na mídia

     * Iniciamos estas mal-traçadas linhas com uma pergunta assaz inquietante e difícil de ser respondida. Qual é o pior programa da TV Diário (Canal 22) aos domingos? João Inácio Jr. (sensacionalismo barato), Karine Mitre (voz gasguita e irritante) ou Ênio Carlos (quadros bizarros e a velha mania de querer imitar o Sílvio Santos)? Respostas para Roberto Moreira, diretor de programação da referida emissora.
    * A prefeita Luizianne Lins (foto) resolveu ocupar todos os espaços possíveis na mídia de Fortaleza para responder as críticas à sua administração. Isso está sendo feito também através de páginas e mais páginas nos jornais e em inserções pagas nas emissoras de rádio e televisão. Esse desgaste poderia teria sido evitado se ela tivesse feito obras estruturais para a cidade como um todo nestes quase sete anos de governo. Deixar para fazer tudo em apenas um ano vai ser osso!
     * O veterano e bom Alan Neto está conseguindo elevar os índices de audiência da TV O Povo (Canal 48) de 12 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, com o seu “Trem-Bala”, mas tem muita gente reclamando porque o homem passa a maior parte do tempo fazendo rasgados elogios ao programa que comanda. Que tal ocupar esses minutos preciosos de auto-promoção trazendo mais notícias para o telespectador?
     * Estamos oferecendo um prêmio para qualquer humorista do “Zorra Total” (Rede Globo) ou da “A Praça é Nossa” (SBT) que conseguir arrancar uma risada nossa com as suas insossas piadas. Pense num negócio sem graça. Os cearenses, com certeza, fariam aquilo muito melhor...
     * Por falar em Rede Globo, Pedro Bial (foto), um jornalista e escritor de renome internacional, com vários livros lançados, rendeu-se à força da grana e nos últimos 10 anos deixou sua brilhante biografia de lado para se prestar ao papel de apresentador de baixarias no famigerado “Big Brother Brasil”.
      * Não é por acaso que Bial é, atualmente, um dos nomes mais citados nas redes sociais quando se discute fórmulas para que a programação televisiva brasileira tenha um conteúdo mais humano, mais voltado para a prática do bem, para a valorização da família.
     * Nosso rádio AM está de mal a pior. Antigamente, para assumir um microfone o radialista passava vários meses fazendo testes, principalmente relacionados a dicção e gramática. Hoje, se você quiser ser radialista, no dia seguinte já estará comandando um programa, bastando, para isso, arrendar um horário em alguma emissora. É por essas e outras que na Rádio Metropolitana (AM 930) tem um “locutor” que só pronuncia “gonverno” (governo), “canidato” (candidato), "númuro" (número) e por aí vai...
     * E nas FMs, ao que tudo indica, os programadores não estão muito preocupados em diversificar os roteiros musicais. Na Tempo FM (103.9), por exemplo, quase todos os dias são tocadas as mesmas músicas. Às vezes a gente já sabe até qual é a sequência. Vamos descruzar os braços, moçada!
     * Nosso homenageado da semana é o jornalista e radialista Nonato Albuquerque (foto), um dos mais competentes profissionais da imprensa cearense, que passeia com tranquilidade pelo rádio, televisão, jornal e internet, onde mantém os blogs “Gente de Mídia” e “Antena Paranóica”. Parabéns, Nonato!
      * Até a próxima segunda-feira, se Deus quiser!

11 comentários:

  1. Gostei!
    Muito importante!
    Sou fã de carteirinha do Nonato Albuquerque. Homenagem merecida!
    Assino em baixo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom,
    Tomara q este bolg tenha vida longa...
    Pra gente ficar sabendo um pouco mais dos bastidores da nossa imprensa
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. questão de gosto num se descute
    Eu adoro o programa da karine mitri
    se voce num gosta, problema seu

    ResponderExcluir
  4. O Nonato é o melhor radialista dessa banda do Nordeste.

    ResponderExcluir
  5. A internet é carente de espaços assim, onde a gente possa discutir os erros e acertos da imprensa cearense. Espero que esse trabalho tenha continuidade. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Rocha - SP19 de abril de 2011 às 17:58

    Assino em baixo... Só acrescento que nas tvs está acontecendo o mesmo com aluguéis de horários pra venderem JESUS CRISTO por qual quer quantia.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o comentário, mas acrescento que falta o bom e velho "simancol", aos pseudo-comunicadores. façam como eu: é ruim de dicção, fala e escreve errado, então fica só escutando e batendo palmas pra quem tem o dom do microfone.

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo o blog e homenagem justa ao Nonato Albuquerque.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,pelo blog.Estava sentindo falta de algo assim,embora tema que,no futuro descambe para a baixaria ou a crítica inconsequente.Espero,sinceramente,que não.
    Abços
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  10. João Carlos Sena - Maracanaú21 de abril de 2011 às 08:12

    Parabéns pela iniciativa em contribuir para melhorar nossa imprensa, que realmente anda meio capenga
    Porque vocês não colocam os nomes dos integrantes da equipe que faz o blog, acho que daria mais credibilidade ao trabalho
    abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Nonato não passa de um cara farsante e que é preconceituoso. Pior ainda, sabe dos defeitos que têm e persegue as pessoas. O caminha dele é igual ao do Chagas Vieira.

    Othos

    ResponderExcluir