segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chagas, Rodolfo, Evandro Leitão e outros na farofa...

    * Na semana passada, nos bastidores da mídia cearense, o assunto mais comentado foi, sem dúvida alguma, a saída do jornalista Chagas Vieira da Superintendência da TV Jangadeiro, cargo que ocupava há vários anos. Dizem as más línguas que o rapaz é daquele tipo que gosta de crescer passando por cima de tudo e de todos, tratando os companheiros de trabalho na base da ignorância. E, por causa disso, causou a demissão de vários profissionais da emissora, como Maísa Vasconcelos, Fernanda Costa, Mário Costa, dentre outros. Então, se é assim...
    * O professor Rodolfo Forte apresenta na TV Ceará (Canal 5), aos domingos, de 19 às 20 horas, um programa que divulga e valoriza músicos brasileiros que são mestres na instrumentalização de acordeon. Trata-se do “Sanfonas do Brasil” (foto), que reúne o melhor da nossa cultura regional. É uma pena que, no referido horário, a maioria do povo cearense esteja mais interessado é em ver as futilidades repetitivas e intermináveis do “Domingão do Faustão”.
    * O senhor Evandro Leitão, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, utilizou dinheiro público para fazer propaganda enganosa de seu trabalho à frente da referida pasta. Sob o pretexto de prestar uma homenagem ao Dia do Trabalhador, ele utilizou espaços pagos em jornais de Fortaleza para afirmar, entre outras coisas, o seguinte: “Em 2010, a economia do Estado cresceu 7,9% e geramos 84 mil empregos formais. Nos últimos quatro anos criamos 230 mil novos postos de trabalho e elevamos o PIB em 25%.” O secretário só esqueceu de informar, de propósito, claro, que está no cargo há pouco mais de dois meses.
     * Dizem por aí que em algumas emissoras de rádio e televisão de Fortaleza as negociações para a divulgação de músicas dessas bandas de forró eletrônico chegam a beirar o absurdo. As partes envolvidas (os donos das bandas e os departamentos comerciais das emissoras) conversam como se estivessem atrás de vender papel higiênico, sabonete, desodorante ou qualquer outro produto, menos música.
    * A coisa funciona mais ou menos assim: a banda paga uma vultuosa quantia em dinheiro para que determinada música seja executada várias e repetidas vezes em programas de grande audiência, como se ela estivesse sendo solicitada pelo público. Aí, de tanto ouvir, esse público passa mesmo a ligar para as emissoras e pedir para ouvir a tal música. Não é por acaso que, sem querer, nossos ouvidos são estuprados diariamente com tantos “sucessos” falando em raparigas, chifres, bebedeiras e outras babaquices do gênero.
    * Por falar em forró, até parece que o cantor Chico Pessoa (foto) virou funcionário público municipal. Em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Fortaleza (revèillon, pré-carnaval, carnaval, festas juninas etc.) o rapaz é escalado para cantar, com cachês supervalorizados, em torno de R$ 50 mil, que em nada lembram os R$ 500,00 que ele ganha quando se apresenta numa determinada casa de shows da avenida Pontes Vieira. Ou seja, quem tem padrinho (ou madrinha) forte não precisa nem fazer sucesso na mídia para faturar bem!
   
  * O programa “Tabelinha de Fogo”, que há quase 30 anos era apresentado na Ceará Rádio Clube pelo saudoso professor Assis Furtado, agora está sendo veiculado na Rádio Metropolitana (AM 930), de 7 às 8 horas, sob o comando do radialista Messias Alencar, o famoso “gué-gué-gué”. Mudou um bocado de coisas, mas continua a enxurrada de anúncios, tanto que na quinta-feira passada, pelos cálculos que fizemos, o programa teve 34 minutos de comerciais e só 26 minutos de notícias.
     * Vejamos a que ponto está chegando a imbecilidade de alguns jovens da nossa atualidade. Nos últimos dias vários jornais brasileiros divulgaram essas fotos abaixo, onde uma estudante mineira, de 17 anos, chamada Juliana Lemes, mostrava a homenagem incomum que ela fez ao Neymar: uma tatuagem com o nome do jogador do Santos no lábio. Tudo indica que Jesus Cristo está perto de voltar mesmo...

     * Querer ser engraçado, sem ter talento para isso, é uma tarefa inglória. Isso é o que acontece, por exemplo, com os jornalistas esportivos do jornal “O Povo” que redigem uma coluna, publicada nas segundas-feiras, com o pseudônimo de Suzzy Bandeira. Piadas totalmente sem graça, recheadas de expressões com duplo sentido, descambando para o erotismo, é a base da tal coluna que alguns leitores engolem como se ela estivesse sendo escrita por uma mulher.
     * Nosso homenageado da semana é o jornalista e radialista Eliomar de Lima (foto), o homem que vive, respira e se alimenta de notícias. Ele acorda bem cedinho, todos os dias, para marcar presença no Aeroporto Pinto Martins, a fim de entrevistar personalidades que estão embarcando ou desembarcando; participa de colunas no jornal “O Povo” e de programas da Rádio O Povo (AM 1.010) e, durante o dia inteiro, ainda fica alimentando seu blog, que é um dos mais lidos pelos internautas não somente do Ceará, mas do mundo inteiro. Grande Eliomar, parabéns pelo exemplo de profissionalismo!

     * Morre Osama Bin Laden, o único homem que teve coragem de enfrentar a prepotência, a arrogância e o ar de soberania do povo americano...
   

8 comentários:

  1. Tô vendo o blog todas as segundas, já coloquei no meu roteiro de leitura virtual.
    Essas notas curtas me fazem lenbrar a coluna do Abidoral, do jornal o Povo, que no início tinha um estilo parecido, com várias críticas ao pessoal da mídia, mas depois, não por qual motivo, mudou de estilo e hoje só tem notas frias, elogios por cima de elogios.
    espero que não aconteça o mesmo com este blog
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tirei meu chapéu para você. Recebi um e-mail falando tudo isso que você postou sobre o chagas vieira. Camaradazinho que eu não ia com a cara. simplesmente você foi o ùnico a postar. PARABÉNS. Ricardo Soares.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez pelo blog. Vcs estão conseguindo tocar em assuntos que são empurrados pra debaixo dos tapetes da mídia. Vida longa pro blob , é o que desejo

    ResponderExcluir
  4. Eita que agora vai. Gostei da abertura de espaço. Fala mesmo. Muita gente metido a merda destruindo o que seria bom pra o nosso Ceará.

    Paulo Muniz

    ResponderExcluir
  5. Esse tal de Luiz Esteves. Oh meinininho feio. Nammmm.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas homenagens ao Nonato Albuquerque, Nelson Augusto e Eliomar de Lima. Sugiro também uma referência ao Carneiro Portela. Eles merecem

    ResponderExcluir
  7. Não sei quem faz parte da equipe do blog, mas quero parabenizar pela iniciativa em usar a inteligência para criticar e elogiar que merece. Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela coragem, o blog é muito bom, porem sugiro um pouco mas de cautela com certas palavras, parecem com uma certa inveja.

    ResponderExcluir